top of page
  • Foto do escritorMaria Silvana Alves

PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DE FALA E LINGUAGEM EM PRÉ-ESCOLARES



A pandemia da Covid-19 nos obrigou a um longo período de isolamento social e isso impactou de maneira negativa nas relações interpessoais e trouxe prejuízos no âmbito do desenvolvimento de fala e linguagem em pré-escolares.

A quarentena a que fomos impelidos, impossibilitou que crianças em fase inicial de aprendizagem frequentassem a escola, sendo privadas do convívio com seus pares e do acesso à educação especializada.

É de suma importância que crianças nos primeiros anos de vida recebam os estímulos corretos e necessários para a construção de seu vocabulário e desenvolvimento de fala. Outro fator importante é a interação e a socialização com outras de mesma idade. A restrição das experiências escolares deixou uma lacuna no aprendizado e, por consequência, atrasos na aquisição de fala.

Nesse período pandêmico, houve aumento considerável na procura por terapias relacionadas ao atraso de fala em crianças de 1 ano e seis meses até os 3 anos de idade. Os pais chegam ao consultório aflitos porque seus filhos não conseguem se comunicar através da oralidade ou porque não conseguem compreender o que eles dizem. Algumas crianças, inclusive, passaram a aprender e a utilizar outros idiomas, assistindo a vídeos e desenhos que não foram traduzidos ou dublados em português.

Se seu filho está com dificuldades para se comunicar, o primeiro passo é consultar um Fonoaudiólogo, que é o profissional especializado em avaliar o caso, identificar as causas e indicar o tratamento mais eficaz para reestabelecer os padrões adequados de fala e de linguagem.

 

Maria Daniela Corsi Moreira - CRFa. 2-9233

Fonoaudióloga graduada pela PUCC

Whatsapp (19)99280-6683

 

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page